Próstata aumentada pode virar câncer

Conforme os anos vão se passando e o homem vai envelhecendo, é normal que a próstata vá aumentado de tamanho. O nome desse processo é hiperplasia prostática.

Por ser uma condição benigna, ela não tem uma relação direta com o câncer. Nem por isso é uma condição que pode ser deixada de lado, afinal, ela pode ocasionar uma série de sintomas bastante desagradáveis e incômodos.

Além desse incômodos, o aumento da próstata também pode gerar algumas complicações, tais como infecção urinária e até mesmo a infecção renal. Por isso, todo cuidado é pouco.

Vale lembrar, claro, que nem todos os casos de aumento de próstata causam sintomas desagradáveis, especialmente quando esse aumento ainda é pequeno, mas mesmo assim é recomendável fazer algum tratamento preventivo, Prostatricum originale tem sido bastante utilizado para prevenção de problemas de próstata.

Entre os sintomas mais comuns estão aqueles relacionados ao sistema urinário, visto que a próstata crescida pode acabar comprimindo a uretra ou a bexiga.

Dentre os principais sintomas dessa condição, temos o seguinte:

  • Fluxo urinário diminuído, se apresentando fraco ou em gotas.
  • Urgência de micção, que é a grande vontade de urinar, podendo ocorrer até vazamentos.
  • Sensação de esvaziamento incompleto, que é quando mesmo depois de urinar, a bexiga ainda não parece vazia.
  • Aumento da frequência urinária.

Outros problemas que também afetam a próstata

Além da hiperplasia prostática, existem também outros problemas que podem afetar a próstata, tais como:

  • Prostatite

É uma condição caracterizada pela inflamação da próstata que pode causar dor e dificuldade de urinar. No entanto, outros sintomas comuns também são febre, dor na região pélvica e/ou na virilha, bem como incomodo no pênis e/ou nos testículos.

Esse é um problema que pode surgir tanto de forma gradual quanto de forma repentina, sendo bastante comum inclusive em homens com menos de 40 anos de idade.

O tratamento só pode ser determinado pelo médico responsável depois de analisar o caso de forma individualizada, oferecendo a solução mais precisa.

  • Câncer de próstata

Essa condição é caracterizada por um tumor maligno, sendo a doença mais comum nos homens. Um dos grandes problemas dessa condição é que ela não costuma apresentar sintomas nos seus estágios iniciais.

Como o tratamento é sempre melhor quando a condição é identificada precocemente, o ideal é sempre realizar o exame preventivo. Esse exame é feito, normalmente, uma vez por ano em homens com mais de 50 anos.

O histórico familiar pode ser também um sinal de alerta para redobrar os cuidados nesse sentido.

Por fim, o aumento da próstata não tem relação com o câncer, mas ambos são condições que devem ser observadas e bem cuidadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *