Energia Solar vale a pena?

A energia solar no Brasil já é uma realidade cada vez mais presente e acessível. No entanto, é um tipo de sistema que ainda gera muitas dúvidas em que se interessa por ele.

Será que é mesmo barato? Será que compensa, analisando o custo do investimento? Pois bem, as dúvidas são muitas mesmo.

O que acontece é que a busca por fontes de energia renováveis está crescendo cada vez mais, despertando um maior interesse pela energia fotovoltaica.

A grande dúvida é se vale mesmo a pena instalar esse sistema, investindo na compra e instalação para ter o retorno no consumo posteriormente.

Custo de instalação da energia solar

De uma forma simples, o custo para instalar o sistema na sua residência ou condomínio, vai depender da sua necessidade.

Se a ideia é abastecer um condomínio inteiro, o sistema terá que ter uma capacidade muito maior do que para abastecer uma casa pequena, por exemplo.

No entanto, podemos dizer que para um sistema residencial, o custo médio necessário de investimento é algo entre 20 ou 30 mil reais.

Vale lembrar ainda que existe uma linha de crédito governamental que possibilita investir nesse tipo de projeto, com juros baixos para esse financiamento.

Claro que o investimento inicial é um dos fatores que mais pesa na hora de decidir se esse sistema vale a pena ou não. É preciso ter um bom dinheiro para aportar na compra dos painéis e na instalação adequada da energia solar.

No entanto, esse é um tipo de investimento que vai se pagar ao longo dos anos, com o uso do mesmo.

Depois disso, podemos dizer que a energia solar da até lucro, visto que pode ter uma vida útil de mais de 20 anos se for bem cuidada e passar por manutenção preventiva.

Isso quer dizer que em 5 ou 6 anos o investimento já se pagou e tudo o que você vai economizar depois é lucro!

Vale a pena mesmo para quem tem conta baixa?

Se a sua conta vem em uma média de R$70 ou menos, o sistema de energia solar pode não ser a opção mais vantajosa, visto que existem algumas tarifas básicas de serviço que não vão deixar de ser cobradas.

A média de retorno do seu investimento também aumenta um pouco nessas condições, ao passo que é um pouco mais rápido em contas mais altas.

Por isso, o mais indicado é sempre avaliar cada caso individualmente, mas o inegável é que, de uma forma gera, a energia solar vale a pena sim!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *